top of page

As bactérias comedoras de plástico que tem ajudado a despoluir os ambientes aquáticos

Foto do escritor: Capivara ReflexivaCapivara Reflexiva

por Franciane Cedrola

Doutora em Ciências Biológicas - Comportamento e Biologia Animal

Universidade Federal de Juiz de Fora




Você já deve saber, que os plásticos do tipo PET* são uma das maiores fontes de poluentes em ambientes aquáticos. Deve saber também, que eles podem demorar até 500 anos para se decompor.

No entanto, recentemente, os cientistas descobriram, em um depósito de lixo no Japão, uma bactéria degradadora de plástico, chamada Ideonella sakaiensis, que nos trouxe a esperança de deixar os nossos ambientes aquáticos livres deste problema.

Tentando obter formas de utilizar a bactéria como ferramenta para a degradação dos plásticos presentes no ambiente, os cientistas a isolaram em laboratório e sequenciaram o seu material genético tentando descobrir como ela era capaz de digerir este tipo de material. Eles descobriram, então, que esta bactéria possui enzimas* que auxiliam na degradação de plásticos do tipo PET e isolaram estas enzimas em laboratório.

Após o isolamento das enzimas, começaram os experimentos científicos para avaliar a eficácia da enzima nos ambientes. Primeiro, os pesquisadores testaram a ação da enzima em laboratório e estudaram toda a sua estrutura. Eles perceberam, entretanto, que a enzima não era tão estável isolada da bactéria. Assim, foi necessário aprimorar a enzima, deixando-a apropriada para atuar nos ambientes. Após o aprimoramento da enzima, os cientistas a multiplicaram em larga escala em laboratório e, enfim, testaram no ambiente. Eles chegaram a uma conclusão que estas enzimas são, sim, uma grande esperança para o nosso ambiente, pois poderá deixar os ecossistemas aquáticos livres de contaminantes plásticos em um curto período de tempo!

E aí? Você sabia disso?

Glossário:

PET: Polietileno tereflato. Polímero termoplástico desenvolvido por dois químicos britânicos em 1941.

Enzimas: Enzimas são grupos de substâncias orgânicas de natureza normalmente proteica, com atividade intra ou extracelular. Possuem funções catalisadoras, catalisando reações químicas que, sem a sua presença, dificilmente aconteceriam.



51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


Post: Blog2_Post
bottom of page